Vendedor Online

Como escolher os móveis para sala de espera do escritório

Esperar não é algo que a maioria das pessoas gostam. Mas nem tudo é imediato. E, em um escritório, a sala da recepção tem o papel de amenizar a ansiedade da espera. Para isso, é fundamental saber como escolher os móveis da sala de espera.

Garantir que cada elemento esteja em harmonia com o branding da marca e já comece a conquistar o público antes de um contato mais íntimo, fará toda a diferença. Afinal, bom atendimento não depende apenas de fator humano, mas colabora e muito para o valor percebido.

Quer acertar nas escolhas para a sua empresa? Então confira as boas dicas que trouxemos abaixo e dê um passo à frente para atrair sucesso aos negócios!

A importância dos móveis da recepção

Esperar é observar. Ao chegar em uma sala de recepção, as pessoas podem até mexer no celular, ler uma revista ou outra, mas passarão a maior parte do tempo observando a decoração do ambiente.

Esse tempo aguardando, seja 5 ou 25 minutos, é valioso para que as pessoas tenham uma avaliação de sua empresa. E, provavelmente, contribuirá para transmitir essa avaliação a outras pessoas.

Ao contribuir para uma imagem positiva na decoração e mobiliário, sua empresa imprimirá credibilidade junto ao público. E isso, em tempos de comentários na internet, é valioso.

Portanto, o cuidado com a primeira impressão repassada a todas as pessoas que visitam sua empresa — do entregador ao CEO de um cliente parceiro, é essencial.

Como deve ser uma sala de espera ideal

Não existem modelos pré-definidos. O que deve ser levado em consideração é a imagem que sua empresa deseja repassar ao público de acordo com seu posicionamento no mercado.

Ou seja, startups, que são modelos de negócios associados à jovialidade, podem transmitir uma imagem mais criativa e moderna, enquanto escritórios de advocacia devem prezar pela formalidade e elegância.

Existe a necessidade de se pensar muito bem no projeto de mobiliário corporativo, analisando pontos essenciais, como:

  • O nível de atendimento oferecido (serão oferecido café, água, biscoitos, revistas, TVs e outros?)
  • A quantidade máxima de visitantes por dia
  • O número de colaboradores
  • O tipo de iluminação
  • A planta do espaço

Todos esses pontos, juntamente com o atendimento humano oferecido, proporcionarão conforto psicológico, físico e visual aos visitantes.

Como decorar uma sala de espera

Embora não existam regras pré-determinadas, existem cuidados pontuais que devem ser considerados por empresas de qualquer porte.

O balcão da recepção, por exemplo, precisa ter como destaque o logotipo de sua empresa. As cores de sua marca, inclusive, precisam ter destaque no espaço, isto, claro, de maneira suave e visualmente confortável. Afinal, é preciso lembrar que as pessoas precisam se sentir confortáveis para esperar o tempo necessário.

A iluminação natural precisa ser aproveitada ao máximo. Por mais que exista um projeto luminotécnico moderno e eficiente, a luz natural proporciona um conforto e aconchego que nenhuma outra fonte de luz artificial pode proporcionar.

Além disso, cadeiras confortáveis, mesa de centro com revistas e vasos de plantas são elementos que podem ser utilizados em recepções de qualquer tamanho. Na dúvida, essa é uma maneira básica e positiva de começar.

5 dicas para decorar uma sala de espera

Agora que você já sabe como começar a decorar sua sala de recepção, é hora de dar um passo adiante e conferir as 5 dicas que preparamos para ter uma sala de espera que proporcionará ótimas experiências aos visitantes.

1.  Conforto

Lembre-se de que o objetivo de uma recepção é apresentar sua empresa da maneira mais positiva ao público. E para isso, um bom atendimento é fundamental. Mas como você vai exigir que os colaboradores atendam bem se estão desconfortáveis?

Portanto, comece já pensando nas cadeiras e mesa ou balcão que serão utilizados pelos profissionais. Os modelos de cadeiras devem ser ergonômicos e confortáveis para garantir que toda a jornada seja atravessada com conforto. Assim, a primeira preocupação dos colaboradores será o de auxiliar os visitantes.

Opções de cadeiras confortáveis, com regulagens de posições, devem ser priorizadas. Clique aqui e confira os principais modelos.

Isso vale para o tipo de balcão escolhido. Funcionalidade e conforto são fundamentais. Mesas com gavetas ajudam a organizar documentos, enquanto balcões com altura confortável garantirá que a(o) recepcionista veja facilmente o espaço externo. De maneira geral, a altura de 1,10m é indicada para a utilização de uma cadeira alta.

  • O Ministério do Trabalho estabelece regras para a ergonomia dos colaboradores na NR-17. Confira dicas sobre isso em nosso artigo: O que é uma cadeira ergonômica.

2. Design

O design da sala de espera deve transmitir a personalidade de sua empresa. Se a ideia é vender a marca como jovem, soluções com design contemporâneo e moderno se encaixam muito bem nessa necessidade. A mesma regra vale para espaços mais tradicionais e sóbrios: o mobiliário mais clássico e tradicional será importante.

Para o espaço dos visitantes, considere poltronas, cadeiras e pufes. Quanto maior o tempo médio de espera, mais conforto o mobiliário deve proporcionar.

3. Cores

A ideia é sempre transmitir leveza e calma. Portanto, cores claras devem predominar na decoração desse espaço.

Ainda que a marca da empresa conte com cores mais fortes e marcantes, esses elementos devem aparecer apenas pontualmente em detalhes para evitar o cansaço visual e psicológico.

4. Posição dos móveis

É importante garantir que a recepção seja um local de fluxo rápido de pessoas e espaço destinado ao conforto. O centro do espaço, por exemplo, deve ser mantido livre.

Quanto às cadeiras dos visitantes, assim como as mesas de centro e revisteiros, ocupem locais de boa ventilação próximos às paredes, assim a sensação de conforto é reforçada.

5. Iluminação

Prefira lâmpadas amarelas que dão sensação de intimismo e conforto. Mas utilize-as somente para complementar a iluminação natural que alcança o local.

Caso não dê para aproveitar a luz natural, um bom projeto luminotécnico deve ser considerado. Spots, luminárias e pendentes devem ser organizados de maneira que o conforto seja a principal sensação do local. Evite luzes de alta intensidade, pois também podem causar sensação de cansaço nos visitantes.

Seguindo todas essas dicas, você terá um ótimo espaço dedicado à recepção e certamente, terá tudo para causar uma ótima primeira impressão nas pessoas que visitarão sua empresa.

E então, gostou das dicas sobre como escolher os móveis para a sala de espera do escritório? Então clique e confira o nosso artigo sobre Como Não Errar ao Escolher o Mobiliário Corporativo e aprenda muito mais!

Comente aqui

Your email address will not be published. Required fields are marked *