Como não errar ao escolher o mobiliário corporativo

Escolher adequadamente o mobiliário corporativo pode fazer toda a diferença no desempenho do seu negócio. Isso, porque um ambiente bem planejado e confortável exerce influência direta na produtividade e bem-estar dos seus colaboradores.

Por isso, ao adquirir esse tipo de mobiliário é fundamental considerar aspectos como segurança, conforto, design, funcionalidade e principalmente ergonomia. Além disso, é preciso evitar algumas “armadilhas” bastante comuns na hora da escolha. Saiba quais são elas e faça a opção ideal!

6 erros que você deve evitar ao comprar mobiliário corporativo

1. Dimensionar mal o espaço

O primeiro passo para uma escolha adequada de mobiliário corporativo passa pelo dimensionamento do espaço. Isso vai muito além de tirar as medidas do ambiente, como também inclui uma análise aprofundada da maneira como ele será ocupado.

Afinal, quantas pessoas utilizarão esse espaço? Trata-se de um ambiente apenas para colaboradores ou também vai servir para receber clientes? Será ocupado apenas por um departamento ou por funcionários de diversas áreas?

Entender essas questões antes de fazer qualquer compra é fundamental para não adquirir mobiliário em excesso ou inadequado para as necessidades da empresa.

2. Não levar em consideração a identidade da empresa

Um erro bastante comum na hora de adquirir o mobiliário corporativo é desconsiderar a identidade da instituição e a mensagem que a empresa pretende transmitir para seus colaboradores, parceiros e clientes.

Empresas de perfil mais conservador, como escritórios de advocacia, por exemplo, pedem móveis mais sóbrios e de design clássico. No entanto, aquelas que operam em ambientes mais descontraídos podem aproveitar o mobiliário corporativo para deixar o escritório mais moderno, com móveis mais coloridos e de design mais arrojado.

3. Focar apenas no design

Na hora de planejar o mobiliário corporativo, levar em consideração a identidade da empresa e os valores que ela pretende transmitir é um fator importante. No entanto, isso não deve se sobrepor à funcionalidade do espaço.

Optar por móveis apenas porque eles são tendência no mercado ou porque possuem um design atraente implica em um grande risco, já que isso significa desconsiderar questões importantes, como ergonomia e segurança.

Ao escolher o mobiliário corporativo, verifique se ele atende as reais necessidades do ambiente, não só em questões de ergonomia, mas também de cabeamento, conectividade e comunicação entre os diversos departamentos.

4. Desconsiderar questões ergonômicas

Talvez esse seja o pior erro que você pode cometer ao adquirir mobiliário corporativo. Além de adequado ao espaço e com um design atraente, os móveis do escritório precisam atender parâmetros ergonômicos que garantam o bem-estar, conforto e saúde dos seus ocupantes.

Um mobiliário corporativo mal escolhido pode provocar lesões nas articulações, coluna e pescoço dos colaboradores, e implicar não só em afastamentos como em demandas judiciais para a empresa.

Por isso, é importante que o mobiliário atenda às determinações da NR17, a Norma Regulamentadora 17 da ABNT, que estabelece parâmetros para projetos de ambientes de trabalho.

As cadeiras, por exemplo, precisam ser de altura regulável, para que cada colaborador consiga apoiar os pés no chão, e ter bordas arredondadas para evitar machucados nas pernas. Além disso, o encosto deve permitir que região lombar fique bem apoiada para evitar desconfortos ou lesões na coluna.

Já as mesas não podem ser muito largas, para evitar que o funcionário precise esticar o corpo com frequência, o que pode provocar dores nas costas.  Certifique-se também de que o mobiliário permite que as mãos estejam alinhadas ao antebraço e os ombros relaxados.

5. Pensar apenas no menor preço

Obviamente, o mobiliário corporativo a ser adquirido precisa atender ao orçamento destinado para o projeto. No entanto, é importante considerar que basear essa escolha apenas no menor preço pode ser uma péssima ideia, inclusive sob o aspecto financeiro.

Isso, porque móveis de má qualidade, mal planejados ou mal acabados vão exigir manutenção ou substituição em um espaço curto de tempo, o que vai gerar mais custos, dessa vez com mobiliário corporativo de boa qualidade.

Além disso, móveis inadequados podem provocar desconfortos e lesões nos colaboradores,  diminuindo a produtividade e aumentando o percentual de abstenções e afastamentos. Além disso, a compra de móveis sem qualidade aumenta o risco de ações trabalhistas contra a empresa, o que torna o custo total do projeto consideravelmente maior.

Por isso, é recomendável analisar bem o preço do mobiliário antes da compra, considerando aspectos como a qualidade do produto e a garantia oferecida. 

6. Fazer o planejamento sozinho

Muitas vezes, na tentativa de economizar, os responsáveis pela compra do mobiliário corporativo sentem-se tentados a planejar sozinhos a organização ou remodelação do espaço.

Sem expertise nesse tipo de projeto, aumentam as chances de o comprador fazer um dimensionamento inadequado e adquirir móveis que não oferecerão o melhor custo x benefício para o ambiente.

Por isso, o ideal é fechar parcerias com empresas especializadas em mobiliário corporativo, já que elas possuem o know-how para elaborar projetos sob medida para as necessidades da sua empresa, o que garante o bom aproveitamento do espaço pelo melhor preço.

Assim, a escolha do mobiliário corporativo ideal passa por fatores como design, funcionalidade, dimensionamento adequado e principalmente ergonomia. Analise bem antes de comprar!

Agora que você já sabe o que os principais erros para evitar na hora de adquirir o mobiliário corporativo, visite o site da Vittrine Móveis e conheça as soluções que temos a oferecer para a sua empresa!

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