Vendedor Online

Como escolher os móveis para criar um ambiente colaborativo

O conceito de open office vem ganhando cada vez mais espaço. Esse tipo de layout tem como segredo a escolha dos móveis certos para criar um escritório mais colaborativo.

Como resultado de um open office bem decorado, há maior colaboração entre os profissionais, resultando em um importante ganho de produtividade, além de valorização do espaço, que fica mais moderno e organizado.

Se você está na busca de dicas sobre como criar um ambiente colaborativo e totalmente funcional, siga conosco abaixo e confira todas as dicas!

Qual a vantagem de criar um escritório colaborativo

Quem está em busca de criar um escritório voltado à colaboração, entende que o principal objetivo é facilitar a rotinas dos colaboradores em um mesmo espaço.

Esse tipo de ambiente permite que os departamentos estejam mais próximos e sem tantas barreiras físicas. Como resultado, há maior integração, interatividade e, principalmente, maior reconhecimento entre pares, derrubando problemas burocráticos e maximizando o alinhamento entre áreas.

A principal inspiração para quem busca esse tipo de espaço para o trabalho, está nos coworkings, uma tendência que ganhou o mundo com espaços abertos, inspiradores e dinâmicos, facilitando a livre circulação dos profissionais.

Com isso, além do conforto e maior colaboração, esse tipo de espaço valoriza a própria marca da empresa, que atrai a atenção para o mercado e para os próprios profissionais, sendo importante até mesmo sendo ponto importante para a retenção de talentos.

Custa caro criar um escritório colaborativo?

De maneira geral, o projeto para escritório colaborativo não só custa mais barato, como traz melhores lucros.

Quanto ao investimento, basta pensar que as várias mobílias darão espaços às soluções padronizadas, onde mobiliários planejados ou sob-medida aproveitarão melhor os espaços disponíveis.

O menor custo na compra dos móveis já indica um primeiro passo econômico para esse tipo de configuração. Além disso, pontos vitais como o planejamento luminotécnico trarão melhorias sensíveis com o uso de recursos mais econômicos e eficientes, como lâmpadas LED, além de otimizar o aproveitamento da iluminação natural.

Com as mudanças propostas, os profissionais, que passam a maior parte do dia no trabalho, terão mais conforto e disposição para produzir melhor, resultando em entregas melhores, mais eficientes e com excelente retorno financeiro para as empresas.

Em uma pesquisa rápida na internet, é fácil encontrar startups que têm se destacado no mercado exatamente por criar espaços mais dinâmicos aos colaboradores.

Além disso, é possível até mesmo encontrar projetos gratuitos para escritórios colaborativos – e essa é uma dica imperdível que você encontrará no final desse artigo!

Como planejar um escritório colaborativo

Não é difícil e tampouco demorado criar um escritório colaborativo planejado. Seja para um pequeno home-office ou para um departamento inteiro de uma multinacional, é possível organizar as estações de trabalho com calma e poucos investimentos.

Confira as principais dicas:

1. Sem divisões entre espaços

O conceito de open office é, de fato, um escritório sem barreiras. Quando muito, algumas salas de reuniões podem ficar em espaços mais reservados usando paredes de vidros ou soluções que mantenham a ideia de integração com as demais áreas.

Com isso, corredores de mesas são utilizados para as estações de trabalho para aproximar os profissionais.

2. Isolamento necessário

Alguns profissionais podem sentir dificuldades ao ficarem expostos a níveis de ruídos mais altos, o que pode acontecer em espaços abertos com muitas pessoas trabalhando próximas.

Para solucionar necessidades de locais para calls ou reuniões rápidas, podem ser utilizados mesas apartadas com iluminação e estrutura para conectar equipamentos. Além disso, para escritórios maiores, é possível criar outros tipos de espaços para descompressão, como varandas, copa e outros locais que permitam maior liberdade ou concentração dos profissionais.

3. Wi-Fi potente

Uma boa conexão é fundamental para escritórios. E como o conceito de open office acaba por possibilitar a aproximação de mais pessoas no escritório, esse é um ponto indispensável.

Para grandes empresas, a estrutura do time de TI fará diferença. Caso não disponha desses profissionais, os próprios projetistas contratados podem indicar onde instalar os principais pontos de roteadores e repetidores (se for o caso).

4. Mobiliário

É o que de fato define um escritório aberto. Um bom projeto para escritório colaborativo indicará quais os principais tipos de mesas e cadeiras de escritório que poderão se adequar melhor às necessidades dos profissionais e ao espaço disponível.

Além do mobiliário fixo, é importante pensar também na flexibilidade. Mesas e cadeiras intercambiáveis, por exemplo, poderão ser carregadas de um lado para o outro, facilitando a reunião de um pequeno grupo, se necessário.

Como escolher os móveis para um escritório colaborativo

Para definir o mobiliário ideal de um escritório colaborativo, é importante pensar em 3 pontos principais:

  • Ergonomia
  • Praticidade
  • Conforto

A ergonomia é uma necessidade importantíssima, inclusive, assegurada por lei. Você pode conferir em nosso post com dicas sobre as regras da NR-17 (Norma Regulamentadora) criada pelo Ministério do Trabalho.

Um ambiente de trabalho ergonômico é importante para evitar lesões por esforços repetitivos nos colaboradores, assim como se precaver de processos trabalhistas por esse tipo de alegação.

Com a escolha da ergonomia como ponto principal, há garantia de que cadeiras e mesas entregarão o conforto necessário aos profissionais.

A praticidade fica por conta do mobiliário intercambiável. Comumente, há 3 tipos de mesas que podem ser encontradas para esse fim: dobráveis (que facilmente armazenadas para liberar espaço), com rodinhas para facilitar o deslocamento e com tampo triangular (que permitem fácil empilhamento).

Para projetos sob-medida mais amplos, vale ainda pensar em móveis fundamentais, como armários, gaveteiros, prateleiras, nichos e outras soluções facilmente indicadas por profissionais, conforme a necessidade.

Como fazer orçamento grátis para projeto para móveis de escritório colaborativos

Aqui, na Vitrine Móveis, oferecemos consultorias para as mais diferentes necessidades. Contamos com profissionais que criam projetos sob medida para escritórios de qualquer tamanho.

O atendimento é realizado online e gratuito, em pouco tempo, há indicação sobre quais as melhores soluções de móveis e organização conforme as necessidades e o tipo de espaço.

Além disso, por sermos especialistas em móveis para escritórios, contamos com excelente portfólio de mesas, cadeiras, armários e outros tipos de mobiliários que farão do ambiente colaborativo ainda mais funcional.

Fale agora mesmo com nossos profissionais e tenha um escritório perfeito! É rápido, fácil e grátis!

Comente aqui

Your email address will not be published. Required fields are marked *