Os maiores riscos ergonômicos do ambiente de trabalho

Os cinco maiores riscos ergonômicos do ambiente de trabalho

Os maiores riscos ergonômicos do ambiente de trabalho, surgem em decorrência das práticas de trabalho de maneira inadequada. Essas práticas representam uma ameaça às características psicofisiológicas do trabalhador, podendo provocar incômodos, desconfortos e problemas de saúde. A grande maioria das doenças ocupacionais, são causadas por conta de erros e riscos ergonômicos presentes no ambiente de trabalho. 

Cada vez mais as empresas têm identificado que um ambiente que não segue à risca as normas de ergonomia, pode representar um risco à saúde e ao bem estar dos colaboradores.

Grandes jornadas de trabalho, esforços repetitivos, postura inadequada e a monotonia das atividades, são alguns dos exemplos de riscos ergonômicos enfrentados pelas equipes no dia a dia.

Um dos grandes desafios das organizações é solucionar esses problemas, para assim oferecer a seu time, um local de trabalho agradável e 100% seguro.

 

Quais são os principais riscos ergonômicos?

 

Grandes jornadas de trabalho:

Tem se tornado cada vez mais comum em grandes e médias empresas, que seus colaboradores enfrentam longas e tortuosas jornadas de trabalho. Eles além de estarem submetidos a um longo período trabalhando, na maioria das vezes também estão sobrecarregados em seus cargos.

 

Móveis inadequados:

Muitas organizações ainda possuem um mobiliário antigo, e que não atende às determinações da norma NR17. Esses móveis no longo prazo podem representar um risco à integridade física do colaborador, o que fará com que a empresa sofra com o aumento no número de afastamentos por doenças ocupacionais.

 

Postura inadequada:

Este é um ponto muito importante desta lista. Isso porque, uma das principais causas de afastamento no trabalho, são as dores nas costas. A má postura do colaborador, aliada a fatores como: móveis ergonomicamente inadequados e longas jornadas de trabalho sob essas condições, agravam ainda mais essa situação. O que faz com que o colaborador fique mais propenso a desenvolver um quadro de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

 

Manuseio de cargas pesadas:

Este tipo de atividade, deixa o colaborador mais propenso a sofrer algum tipo de lesão. Isso porque na maioria dos casos, ao levantar uma carga muito pesada, uma pessoa que não está 100 % preparada ou acostumada com esta função, tende a se descuidar da postura, representando assim um grande risco, principalmente para a coluna.

 

Repetição de movimentos:

A realização demasiada de movimentos repetitivos, podem desencadear um distúrbio, chamado LER’s (Lesão por Esforço Repetitivo). Essa doença causa muitas dores e limita a movimentação do afetado, além de representar uma grande parte dos números de afastamentos do trabalho, em decorrência de doenças ocupacionais.

Oferecer a seus colaboradores um ambiente livre deste tipo de risco, trará para a sua organização uma série de benefícios, como aumento da produtividade da equipe, redução nos casos de doença ocupacionais e a construção de um relacionamento de cuidado com sua equipe, que se sentirá mais valorizada e consequentemente entregará mais resultados.

 

Aqui na Vitrine Móveis, você encontra o que há de melhor no mercado de móveis ergonômicos. Nós temos o produto certo e as melhores condições para renovar seu ambiente. 

Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite um orçamento. Não perca tempo e renove agora mesmo seu mobiliário, para se enquadrar na NR 17.

Comente aqui

Your email address will not be published. Required fields are marked *